Apresentação
O Projeto Cine Vida nasceu de uma urgência histórica. Em maio de 2024, Porto Alegre foi invadida pelas águas do Guaiba, enfrentando a maior cheia dos últimos anos. A tragédia desabrigou milhares de famílias na capital e em diversas regiões do Rio Grande do Sul, afetando especialmente populações já em situação de vulnerabilidade social. Frente à ineficiência do sistema de proteção da cidade, a demanda por apoio e acolhimento humanitário cresceu drasticamente.

No dia 4 de maio, famílias começaram a ser acolhidas no Vida Centro Humanístico, localizado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na Zona Norte de Porto Alegre. Inaugurado em 1990, o Centro Vida é um espaço público de cidadania que integra serviços de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura, atendendo moradores da capital e da Região Metropolitana. Diante da emergência, o local foi adaptado para abrigar famílias e seus animais de estimação.
Sensibilizadas com a situação, Daniela Mazzilli, Maria Angélica Santos e Juliana Costa, então responsáveis pela Cinemateca Capitólio e pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, mobilizaram profissionais do cinema e das artes cênicas de Porto Alegre. Assim, nasceu o Cine Vida: uma rede de voluntários que organizava, durante a permanência das famílias no abrigo, cerca de quatro sessões diárias de cinema, dedicadas especialmente ao acolhimento de crianças e jovens. Com o tempo e a necessidade dos voluntários retomarem suas atividades profissionais, o número de sessões foi sendo ajustado.

Com a transferência das famílias para o recém-inaugurado Centro Humanitário de Acolhimento (CHA) Vida, administrado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU), surgiu a necessidade de dar continuidade às atividades de formação e acolhimento audiovisual. Uma parceria entre a Coordenação de Cinema da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, o Programa de Alfabetização Audiovisual da Cinemateca Capitólio, a SEDAC/RS e a OIM possibilitou a contratação de arte-educadoras para esta nova fase do projeto.

Atualmente, o Cine Vida segue de maneira continuada no CHA Vida, oferecendo duas sessões semanais de cinema — uma voltada ao público infantil e outra ao público adulto —, sempre às quartas-feiras. São 4 sessões mensais no abrigo e uma sessão itinerante aos sábados na Sessão Vagalume na Cinemateca Capitólio.
Atualmente, o Cine Vida segue de maneira continuada no CHA Vida, oferecendo duas sessões semanais de cinema — uma voltada ao público infantil e outra ao público adulto —, sempre às quartas-feiras. São 4 sessões mensais no abrigo e uma sessão itinerante aos sábados na Sessão Vagalume na Cinemateca Capitólio.
O Programa de Alfabetização Audiovisual é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC/PREFPOA) e a Faculdade de Educação da UFRGS (FACED/UFRGS). O Cine Vida, em sua atual fase, conta também com o financiamento do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
Sessão itinerante Cine Vida
Mais uma Sessão itinerante do Cine Vida realizada, na Sessão Vagalume com a exibição do…
Exibição do filme “Uma Carta para Papai Noel” com a presença do diretor Gustavo Spolidoro
Exibição do filme “Uma Carta para Papai Noel” com a presença do diretor Gustavo Spolidoro…